Ícone do site Verçosa Contabilidade Inteligência Fiscal LTDA

Tributação para médicos: informações essenciais para economizar!

Quais Sao Os Impostos Que Medicos Devem Pagar Confira Tudo Sobre A Tributacao Desse Profissional 1024x683 - Verçosa Contabilidade Inteligência Fiscal LTDA

Tributação para médicos? Quais são os impostos a pagar e como economizar no setor?

A tributação para médicos é um assunto complexo, que pode impactar diretamente no seu lucro. Por isso, vamos explicar tudo que você precisa saber.

A tributação é uma parte importante da vida e gestão de atividades de qualquer profissional, em setores como na medicina, ela pode ser ainda mais complexa. 

Mas, calma, porque ela não precisa ser um bicho de sete cabeças, e nem é!

E para que a tributação não seja um problema, sinônimo de prejuízos para você, é preciso entender, à risca, como ela funciona. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para você, médico.

Nele vamos abordar:

  1. Quais são os impostos a pagar?
  2. A tributação do médico Pessoa Física e Pessoa Jurídica
  3. Como otimizar a gestão tributária?
  4. Tem como economizar com os impostos?

Confira!

Tributação para médicos: quais os impostos a pagar?

Os médicos, assim como outros profissionais independentes, estão sujeitos a uma série de impostos no exercício de suas atividades. 

Os impostos que os médicos devem considerar são:

  1. Imposto de Renda (IR);
  2. Contribuição Previdenciária (INSS);
  3. ISS (Imposto Sobre Serviços);
  4. PIS e COFINS;
  5. CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Dependendo da estrutura e do formato de atuação do médico, outros impostos podem ser obrigatórios, como o ICMS, em caso de venda de produtos interestaduais, por exemplo.

Como funciona a tributação da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica?

Todos esses impostos listados acima, devem ser pagos por todo médico PJ. No entanto, a tributação é diferente para profissionais que atuam com outro regime de contratação. 

Por exemplo:

Médico CLT

No caso desse profissional, ele atua com o registro em carteira e o seu IRPJ – Impostos de Renda é cobrado mensalmente em folha. No entanto, o INSS é pago pelo contratante.

Médico Autônomo

A tributação do médico autônomo, que também atua como Pessoa Física, ocorre por meio do carnê-leão, onde é recolhido o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Além disso, é preciso pagar, por conta própria, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nesse caso também é preciso se preocupar com o Imposto Sobre Serviços (ISS).

Para isso, o médico deve emitir notas fiscais pelos seus serviços e recolher o ISS, mensalmente ou trimestralmente, conforme a legislação municipal.

Médico Pessoa Jurídica

Já o médico PJ, constitui empresa e por isso recolhe os impostos, com base no regime de tributação. Ele recolhe todos os impostos, taxas e contribuições detalhados no primeiro tópico.

Como otimizar a gestão tributária?

Em primeiro lugar, se você atua como Pessoa Física, considere se tornar um médio PJ. Isso tem uma explicação lógica.

Quando você trabalha como médico, na categoria de pessoa física, você está sujeito ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que é descontado diretamente do seu salário ou pagamento todo mês. 

A alíquota do IRRF varia segundo a sua faixa de rendimento, podendo chegar a 27,5% para aqueles que ganham acima de R$ 4.664,681.

Se você trabalha por conta própria, prestando serviços como autônomo, você também precisa recolher, mensalmente, o Imposto de Renda através do Carnê-Leão, que é uma forma de antecipar o pagamento do IRPF. 

O cálculo do Carnê-Leão segue a mesma tabela do IRRF, mas você pode deduzir algumas despesas, como aluguel, condomínio, IPTU e contribuição sindical.

Já a tributação para o médico que utilizar o Simples pode começar em apenas 6%, dependendo do Fator R.

Tem como economizar com os impostos?

Tem sim, e a primeira dica de economia nós já damos! Por isso, considere atuar como PJ. Mas, caso você tenha alguma dúvida, pode falar conosco clicando no link seguro e esclarecendo suas dúvidas.

FALE COM UM ESPECIALISTA EM TRIBUTAÇÃO PARA MÉDICOS!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile